Diagnóstico da Inovação G.A.C. Brasil

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Inovação Aberta

O conceito de inovação aberta revolucionou a forma como as empresas abordam o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, rompendo paradigmas da tradicional abordagem de inovação, antes isolada dentro dos limites da própria organização, agora abre portas para a colaboração e cooperação entre empresas, órgão públicos e outros atores.

A implementação desse conceito demanda um modelo de gestão capaz de integrar diversas fontes externas de inovação, possibilitando que as empresas acessem conhecimentos, competências e infraestruturas muitas vezes indisponíveis em suas estruturas internas. Essa troca de conhecimento não apenas acelera o processo de desenvolvimento de produtos e serviços, mas também resulta em soluções mais robustas e alinhadas com as necessidades e desejos do mercado.

Além disso, ao adotar a inovação aberta, as empresas podem compartilhar riscos e custos associados ao desenvolvimento de novos projetos. Isso é especialmente valioso em um cenário de mudanças rápidas e constantes, onde agilidade e a capacidade de adaptação são essenciais para se manter competitivo.

O que é Inovação Aberta?

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Os pilares da Inovação Aberta

Definição de Objetivos Claros

Estabelecer metas e objetivos específicos para a Inovação Aberta, alinhados com a estratégia geral da organização.

Identificação de Parceiros Estratégicos

Identificar e selecionar parceiros externos adequados, levando em consideração suas competências, alinhamento estratégico e histórico de inovação.

Criação de Plataformas e Canais de Colaboração

Desenvolver plataformas e canais eficazes para facilitar a colaboração, a comunicação e a troca de ideias entre os participantes.

Cultura de Inovação

Fomentar uma cultura organizacional que promova a inovação, experimentação e abertura para ideias externas.

Avaliação e Seleção de Ideias

Implementar processos eficazes para avaliar, selecionar e implementar as melhores ideias geradas por meio da Inovação Aberta.

Nossos Serviços

Estruturação de ICT Privado

Após o Marco Legal da Inovação (Lei nº 13.243/2016), empresas que buscam o aumento e melhoria dos resultados de inovação, seja em processos, produtos, serviços ou modelos de negócios, podem formalizar sua própria Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) privada. A nossa abordagem para apoiar as empresas é desenvolvida em 3 etapas:

Análise de Viabilidade – é preparada uma análise de dois cenários (com e sem ICT, envolvendo a projeção dos gastos, receitas, fluxo de caixa, monitoramento dos indicadores financeiros e de desempenho, como o custo de oportunidade e payback).

Implantação de ICT – providências legais e técnicas para a criação e implantação de um Instituto de Ciência e Tecnologia Privado.

Gestão Estratégica da ICT – elaboração do planejamento estratégico, estruturação da governança e integração no ecossistema, processo de gestão e métricas de avaliação de desempenho para o direcionamento da gestão, alinhado com os objetivos estratégicos da empresa.

Startups

A G.A.C. Brasil possui abordagem em dois eixos: a) facilitar a conexão de empresas e corporações com o ecossistema de startups e b) incubação, mentoria e aceleração de projetos de startups. Em ambos os eixos, são organizadas:

Plataforma de Ideação – com o Ideation360®, plataforma inédita no Brasil, é estruturada a landing page das chamadas, coordenado ao processo de captação e clusterização das ideias por meio de inteligência artificial cognitiva, e elaborados experimentos de validação de forma digital e sem limites de tempo ou local.

Chamada para projetos – estruturação de desafios para promover a inovação aberta com a preparação da empresa para realizar chamadas e atração de startups.

Estruturação de parceria – realização do match making entre as tecnologias desenvolvidas pelas startups com as organizações interessadas. Avaliação do ecossistema para a sugestão e posterior estruturação de parceria.

Inovação Colaborativa

Estruturação de um “observatório tecnológico” para mapeamento de competência e conhecimentos necessários para complementar os “gap’s” e necessidades das empresas, aproximando as organizações de centros de excelência e estruturação de um processo de gestão de parceiros externos.

As modalidades para a gestão externa de parceiros podem ser:

ICT-Empresa – avaliação e acompanhamento de um Instituto de Ciência e Tecnologia do mercado para parceria com a empresa. Esta aliança pode facilitar o acesso a novas pesquisas e pesquisadores da área de interesse, buscando fontes importantes para auxiliar na geração de inovações.

Consórcios – análise de oportunidades que podem envolver outras empresas, clientes e parceiros associados como NIT’s (Núcleos de Ciência e Tecnologia).

Empresa-Universidade – aproximação da empresa de entidades de ensino público ou privado que possam colaborar com o processo de inovação no early stage.

Redes de Inovação

Redes setoriais de inovação – essa abordagem inclui o desenvolvimento de setores específicos da indústria, estabelecendo a conexão de sua agenda de inovação com os diversos agentes do ecossistema (ICT’S, empresas, universidades, startups) e promover o desenvolvimento setorial por meio da inovação em temas comuns ao setor. O resultado é obtido por meio do desenvolvimento individual das empresas participantes no processo de inovação, mapeamento de macrotendências, definição de uma agenda de inovação do segmento, articulação de centros de tecnologia e universidades e promover a articulação dos atores em torno da agenda definida.

Fale com especialista

Quais os ganhos ao aplicar a inovação aberta?

  • Acesso a Talentos e Expertise Externos: permite aproveitar o conhecimento especializado de profissionais, pesquisadores e inovadores de diversas áreas.
  • Diversidade de Perspectivas: incorpora uma ampla gama de perspectivas, experiências e conhecimentos, o que pode levar a soluções mais criativas e abrangentes.
  • Redução de Riscos e Custos: compartilhando os custos e riscos da inovação com parceiros externos, as organizações podem otimizar o uso dos recursos disponíveis.
  • Aceleração do Ciclo de Inovação: ao integrar contribuições externas, é possível acelerar o processo de desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços inovadores no mercado.
  • Criação de Ecossistemas de Inovação: ao construir parcerias estratégicas, as organizações podem criar ecossistemas de inovação robustos, que promovam a inovação contínua e a competitividade.

Desafio

A G.A.C. foi contratada com o intuito de estreitar o relacionamento da Bayer com as cooperativas e os produtores rurais. A nossa solução foi desenvolver um programa de inovação aberta que abordasse os temas de inovação e sustentabilidade voltados ao agronegócio.

Solução

A G.A.C. desenvolveu os critérios de validação da seleção de projetos e ofereceu a sua plataforma de inovação aberta exclusiva com inclusão de desafios e inscrições. Desenvolveu o processo de identificação das melhores soluções propostas, gerenciou a avaliação, seleção e mentoria para os 10 classificados nas duas categorias propostas. Posteriormente, organizou e implementou o Pitch e no post-launch fez a aceleração dos projetos finalistas.

Resultados

Aumento da visibilidade da marca Bayer

Novas tecnologias para o Agro e para o agricultor

Melhoria das práticas de cultivo com resultados concretos para a sociedade

Ampliação do ecossistema de inovação Bayer

10 mentorias

2 acelerações

Clientes

“O gerenciamento de projetos da G.A.C foi fundamental para atingirmos os resultados previstos no termo de cooperação entre as partes no processo de aceleração. A G.A.C foi capaz de fazer uma gestão humanizada e eficiênte apesar de toda cobrança que o projeto exigiu."

Diego Siqueira
CEO da Quanticum

Descubra novas perspectivas e impulsione a inovação em sua empresa com a G.A.C. Brasil.

Nossa expertise em Inovação Aberta promove ideias e parcerias inovadoras. Aproveite a oportunidade de se destacar no mercado e descubra novos horizontes.

Entre em contato

O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação. 

Canal de Atendimento ao Titular
Política de Resposta ao Titular de Dados Pessoais

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