Diagnóstico da Inovação G.A.C. Brasil

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Gestão da Inovação

A gestão da inovação é o conjunto de princípios, ferramentas e processos adotados para planejar, organizar, direcionar e monitorar os recursos disponíveis com objetivo de promover a captura de valor para a empresa e a geração de valor aos seus clientes.

Ela busca impulsionar o potencial inovador de uma empresa, permitindo o desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou modelos de negócios novos, adjacentes ou diferenciados, alinhados com as necessidades do mercado e os objetivos de crescimento da organização.

Para alcançar isso, a gestão da inovação requer um enfoque estratégico. Sendo necessário estar alinhada com a visão e os objetivos da organização, integrando-se profundamente em sua estratégia de negócios, o que requer a alocação de recursos disponíveis de forma eficiente, identificar oportunidades, gerenciar riscos e manter um processo de inovação contínuo, sistêmico e sustentável, mantendo-se competitivo no mercado e atendendo as necessidades dos clientes.

O que é Gestão da Inovação?

Fale com especialista

Em quais áreas é possível implementar uma Gestão da Inovação?

Desenvolvimento de Produtos e Serviços

Novos Modelos de Negócio

Processos Internos e Operacionais

Novos Modelos organizacionais e de Gestão

Os Pilares da Gestão da Inovação

Planejamento de Processos

Na gestão da inovação, a definição de processos desempenha um papel central e é o alicerce que transforma ideias criativas em resultados tangíveis. Criar fluxos de trabalho claros, identificar etapas cruciais e otimizar cada passo, são elementos fundamentais para garantir que a inovação seja eficiente e eficaz.

Acompanhamento contínuo

A avaliação do processo de inovação é uma etapa vital. Essa abordagem cíclica impulsiona a evolução e adaptação constante do processo de inovação, garantindo que a empresa permaneça relevante e competitiva. Os indicadores permitem enxergar o progresso e a eficácia das estratégias inovadoras, mantendo não somente a inovação no caminho certo, mas também, oferecendo insights para adaptações ágeis.

Fábrica de ideias

Uma “fábrica de ideias” é o motor do processo de inovação, onde a criatividade é cultivada e transformada em soluções práticas, através da colaboração e diversidade de pensamentos, refinando as ideias e implementando-as. Associada ao planejamento, uma forma estratégica de operar a identificação de oportunidades e a captação de ideias de solução, em combinação com ferramentas digitais, é a chave para a eficácia da geração de valor.

Orientar-se pela Bússola

Selecionar em quais ideias devemos utilizar os nossos recursos é a etapa crucial para obter os resultados desejados com o processo de inovação. A definição de um portfólio de projetos de inovação que esteja alinhado com a orientação estratégica da organização é fundamental para minimizar os riscos de insucesso. Manter-se atento às mudanças, tendências e oportunidades é indispensável para estabelecer o “norte” de sua bússola.

Nossos Serviços

Formulação da Estratégia de Inovação

  • Roadmap Tecnológico – ou Rotas Tecnológicas, tem a finalidade de identificar, selecionar e desenvolver tecnologias para satisfazer um determinado conjunto de necessidades ou de produtos já definidos. Funciona como um guia para apontar os caminhos mais adequados no lançamento de produto ou de um novo projeto para atingir os objetivos estratégicos e agregar valor ao negócio.
  • Direção Estratégica e Planejamento de Cenários – Processo digitalizado utilizado para coletar insights através de ferramentas interativas em workshops, entrevistas e pesquisas. Posteriormente, os resultados são apresentados, incluindo insights específicos da indústria e da geografia, além de um mapa delineando os principais motivadores. A partir desses elementos, desenvolvem-se cenários-chave, estabelecendo assim a base para a identificação da orientação estratégica mais adequada à sua organização.

Ferramentas de Gestão da Inovação

  • Gestão do Portfólio de Projetos de Inovação – A abordagem de gerenciamento de portfólio utilizada é visual e destaca claramente atividades, valor individual e valor geral. Inclui uma combinação de soluções e melhorias existentes, bem como novos valores e atividades, demandando uma abordagem ambidestra. Essa estratégia promove assertividade e alinhamento entre demandas, evoluções mercadológicas e metas organizacionais. Facilita também a tomada de decisões para equilibrar o portfólio, reforçando a inovação como essencial para a estratégia organizacional.
  • Ideação – Esse método não linear agrupa e refina ideias, resultando em soluções inovadoras e imprevisíveis. Com o intuito de promover um ciclo de feedback contínuo, são priorizados ideadores engajados durante toda a jornada. Também é incentivada a colaboração – tanto internamente quanto com partes externas. 
  • Avaliação, seleção e monitoramento de projetos de inovação – para garantir um nível de competitividade desejável e constante.

Métricas e Avaliação

  • Métricas – são formas de mensurar os resultados que a G.A.C. estabelece junto ao cliente para acompanhar a evolução do projeto.
  • Indicadores de desempenho – utilização de ferramentas para avaliar a performance do projeto.
  • Indicadores de impacto – por meio de referências qualitativas e quantitativas, é possível indicar se os objetivos estratégicos do negócio foram alcançados.

Inteligência Competitiva e Tecnológica

  • Prospecção tecnológica – é a pesquisa do estado da arte de novas tecnologias, novos produtos e serviços ou como estes foram desenvolvidos tecnologicamente. Por meio da plataforma SaaS exclusiva, ideXlab, é obtida uma visão sintética utilizando conceitos-chave, acesso a publicações, principais eventos, empresas e especialistas. Essa abordagem unificada promove uma integração efetiva com o ecossistema, organizando e padronizando dados, direcionando de maneira assertiva o projeto.
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Quais os ganhos ao aplicar a gestão da inovação?

  • Aumento do “speed to market”: aumentar sua velocidade de lançamento no mercado requer um pensamento holístico desde a ideia até a comercialização. Focando no resultado desejado de seus projetos (a G.A.C. utiliza o modelo Horizontes para categoriza-los), construindo um sistema de gestão (governança, cultura, aspiração) e habilidade (liderança, capacidades, competência), é possível reduzir em até 25% o seu tempo de resposta às demandas de mercado.
  • Vantagem Competitiva e Diferenciação de Mercado: a gestão da inovação possibilita que uma organização crie produtos, serviços ou processos únicos que se destacam da concorrência, atraindo mais clientes e conquistando uma participação de mercado mais significativa.
  • Resolução de Problemas Complexos e Eficiência Operacional: permite abordar desafios complexos de maneira criativa e eficaz. Ao inovar nos processos e nas operações internas, as organizações podem otimizar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a produtividade.

Clientes

“Contratamos a G.A.C. para Estratégia do sistema de inovação tecnológica da WEG. Os resultados mostraram-se muito coerentes e serviram de estímulo para desenvolvermos ainda mais a inovação. Este trabalho envolveu os diversos níveis de decisão da WEG, que se mostraram muito satisfeitos com a condução do trabalho por parte da G.A.C., tanto em relação à metodologia adotada quanto ao profissionalismo e relacionamento pessoal”.

Sebastião Lauro Nau
R&D Manager

"O grande diferencial da G.A.C. Brasil como nossa parceira na realização da Jornada do Conhecimento em Inovação para nossos colaboradores, foi o conhecimento profundo sobre inovação e estratégias de inovação que seus treinadores possuem. Com isto, pudemos nivelar os conhecimentos de nossos colaboradores, trazendo novas visões para a resolução de problemas do dia a dia do trabalho, bem como estruturar o Programa de Inovação Corporativa, com foco no processo de ideação e disseminação da cultura da inovação."

Érica Liberati
Assessoria de Planejamento e Gestão

“Foi uma experiência muito construtiva, a qual nos mostrou pontos de vista que jamais haviamos identificado e nos evidenciou uma série de novas oportunidades, tudo isto através de uma metodologia clara e de facil execução, os profissionais são extremamente qualificados e conduziram as atividades de foma imparcial e assertiva.”

Luciano da Mota Prestes
General Manager

Descubra como a G.A.C. Brasil pode ser seu parceiro estratégico na busca pela inovação

Com soluções sob medida, estamos prontos para impulsionar a sua empresa rumo a um futuro de sucesso, onde as ideias se tornam realidade.

Entre em contato

O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação. 

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